11 FEV 2024
REGIONAL RESSACA
REGIONAL SEDE
SERVIÇO
Mais segurança: Guarda Civil dá seguimento à Operação Hefesto e fiscaliza Sede e Petrolândia
Foto: Jéssica Dias/PMC.

A missão da Operação Hefesto avançou em mais uma fase com o objetivo de reforçar a vigilância sobre a comercialização de itens provenientes de roubo ou furto de cabos de cobre nas regiões de Contagem. Essa iniciativa busca garantir não apenas a segurança pública, mas também a continuidade dos serviços essenciais na cidade.

Em janeiro, as operações de fiscalização se concentraram na área da Ressaca, porém, neste mês, abrangeram-se duas regiões adicionais: Sede e Petrolândia. Os resultados foram favoráveis, especialmente para os donos de “ferros-velhos”, que agora estão mais conscientes das medidas de regularização necessárias em seus estabelecimentos.

Com duas operações a cada 30 dias, em de Fevereiro as ações foram intensificadas, resultando em nove Autos de Fiscalização de Posturas e dez Autos do Meio Ambiente. Nenhum dos estabelecimentos tinham suspeitas de contrabando ou algum envolvimento com o crime.

“A operação Hefesto tem como objetivo a fiscalização de comércios que praticam a comercialização  de fios e cabos de cobre no município provenientes de furto ou de roubos em Contagem. Tal operação visa minimizar os danos desse ato criminoso,  certificando os proprietários dos estabelecimentos das responsabilidades dos autos”, explicou a chefe de gerenciamento da Guarda, Marília Rodrigues.

Vale reforçar que esta é uma ação conjunta com os órgãos da Polícia Militar (PMMG), Corpo de Bombeiros (CBMMG), Posturas, Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Copasa e as operadoras de telefonia Oi, Vivo e Claro, por meio da iniciativa e liderança da Guarda Civil de Contagem (GCC). Ambos estão autuando os proprietários dos ditos “ferros-velhos”, devidamente, cada um em suas competências.

Desde o começo de 2023, foi estabelecido um canal de denúncia via WhatsApp com o objetivo de reforçar as iniciativas preventivas e os esforços para diminuir a incidência de casos. O número para contato é (31) 97306-4423, e ele está disponível 24 horas por dia para receber reclamações anônimas, permitindo o envio de relatos, áudios, imagens e vídeos.

Autor: estagiária Jéssica Dias, sob a supervisão do jornalista Leonardo Melo / Edição: João Cavalcanti